• GFD

📥 NOTÍCIAS GFD 💙 #1 2022


Janeiro começou com o regresso da massagista Marta Cunha 🔝💙 e foi o Ernesto Ferreira que nos deu a notícia em primeira mão.


Já podem voltar a agendar massagens com ela e assistir aos vídeos que têm a participação da Marta, com alguns conteúdos fundamentais para a vossa saúde e bem estar, como por exemplo "Como aliviar a terrível dor na lombar e o que fazer quando a dor ciática aparece! " Os vídeos estão mesmo aqui!




[EXERCÍCIOS] Dor na Lombar?! 🥺


Alerta para este vídeo , onde a massagista Marta Cunha apresenta duas propostas para ajudar a aliviar essas dores!








[EXERCÍCIOS] Dor Ciática!


Exercícios para aliviar a dor ciática, que podem ser realizados em casa, são a sugestão de hoje, pela massagista Marta Cunha.


A dor ciática inclui dor, formigueiro, fraqueza ou “dormência“ que tem origem na zona lombar e acompanha o trajeto do nervo ciático.



[CASO] Sabe o que é uma fascite plantar?

A fascite plantar consiste num espessamento, numa inflamação na fáscia plantar, um tecido que dá suporte ao pé.


🆘 Um dos sintomas mais comuns manifesta-se quando ao acordar saímos da cama, pomos o pé no chão, damos os primeiros passos e sentimos uma dor forte na região do calcanhar.


Se este é um dos seus sintomas e ainda não nos contactou, está na hora de o fazer e de vir ter connosco ao GFD em Belém ou na Amadora.


🗓️Pode fazer as marcações através do nosso site.


Se acha que tem uma fascite plantar, fique atento ao próximo vídeo!


O fisioterapeuta Miguel Almeida alerta para os sinais e o Fisiologista do exercício Bruno Lourenço, com a ajuda do massagista Tiago Lousa, apresentam um conjunto de exercícios que poderá realizar em casa, com a ajuda de uma toalha e de um rolo da massa, uma bola de ténis ou uma garrafa de água. 💙💪🏽



Os sinais a que deverá prestar atenção:

1 - dor na base do calcanhar e na planta do pé

2 - dor ao levantar de manhã

3 - dor ao subir escadas

4 - dor ao fim de muitas horas em pé





[EXERCÍCIOS] Síndrome da banda iliotibial, runner's knee ou joelho do corredor.


Aparece principalmente nos atletas iniciados e caracteriza-se por uma dor na parte lateral externa do joelho.




O fisiologista do exercício Bruno Lourenço apresenta 3 propostas de exercícios que pretendem aliviar a dor causada por esta patologia.





Mas atenção, porque se os sintomas persistirem devem, não só, realizar os exercícios, como também, seguir os conselhos do fisioterapeuta Ernesto Ferreira.






[NOTÌCIA] As vitórias dos nossos atletas, do GFD Running, são motivo de celebração!

Foi em Janeiro que o Romão se classificou em 🥇1° lugar na categoria M45 e em 7° lugar na geral na Meia Maratona do Funchal! 👏👏👏💪💙


Só nós faltou a poncha para o brinde 😅






[EXERCÍCIOS] Epicondilite! Se o nome assusta imaginem viver com a famosa "dor de cotovelo"!


Esta lesão do foro inflamatório ocorre especialmente em profissionais que passam muitas horas ao computador, ou

até mesmo em atletas como jogadores de ténis.


A verdade é que nos impede de realizar as mais simples tarefas como carregar sacos ou abrir e fechar portas.


Trazemo-vos algumas propostas de exercícios que poderão realizar em casa, para tentar atenuar esta patologia.




[CASO] A mobilidade e a autonomia são fundamentais em todas as fases da vida.💙


O Sr Massimo , de 89 anos de idade chegou ao GFD com déficit de mobilidade no ombro e calcificação no supra espinhoso.


O fisioterapeuta Francisco Maleitas está a fazer o acompanhamento e conta-nos que depois do tratamento com ondas de choque, será realizada uma ecografia para verificar resultados.


O trabalho de mobilidade na articulação do ombro, que está a ser realizado, é fundamental para que tarefas do dia a dia, como colocar pratos e copos na mesa, vestir e despir o casaco, passem a ser outra vez possíveis e executados sem dor.



[CASO] Ecografia e EPI para tratar a rotura transversal do quadricipite de uma jovem triatleta.


A Alice é uma jovem triatleta de 12 anos de idade, que há 3 semanas atrás se lesionou. e a forma rápida e eficaz como se intervém nas lesões dos atletas, é importante!


O fisioterapeuta João Vasconcelos realizou a ecografia e posteriormente a EPI para tratar a rotura transversal do quadricipite.


👉A EPI é uma Técnica inovadora no tratamento imediato de inflamações musculares, tendinosas, bursites ou roturas.

Consiste numa “infiltração” de corrente galvânica através de uma agulha de acupuntura que acelera o processo de cicatrização e resolução de inflamação.


[CASO] Neuromodulação e Eletroacunpuntura


A Susana caiu, fracturou o perónio e fez uma secção parcial do ciático popliteo externo, comprometendo assim os músculos responsáveis pelo movimento do pé, que ficaram sem qualquer tipo de atividade.



Temos estado a recuperar o nervo ciático popliteo externo e a fortalecer os músculos. E…. e vejam o vídeo até ao fim, porque vale a pena! 👌💙



Temos feito neuromodulacao e eletroacupuntura, técnicas cujo objetivo pretendem estimular o nervo.




[TESTEMUNHO] Massagens, Bem estar e Saúde


Testemunho do Sr Filipe Defosse ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Só quem faz massagens entende do que falamos quando referimos todos os benefícios e vantagens que daqui advêm, como o bem estar, a mobilidade e a saúde.


O Sr Filipe Defosse não falha! E o massagista Luís Pereira também não! 💙



[CASO] RPG para correção postural


Sessão de RPG com a fisioterapeuta Margarida Lima.


👉🏼 A Reeducação Postural Global, RPG, é um método inovador da fisioterapia que consiste na correção postural através de exercícios específicos, realizados de forma ativa. ⁣

⁣

👉🏼 A Reeducação Postural Global, pode ser utilizada em grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuromusculoesquelético, agudas ou crónicas, com ou sem sintomas. ⁣

⁣

❗️Os exercícios executados servem para evitar e aliviar os diversos tipos de dores e são realizados com movimentos que ajudam a alongar a musculatura e contribuem para dar mais forma ao corpo.⁣

⁣

👉🏼 Ao adotarmos uma postura correta, iremos inclusivamente alterar a silhueta e corrigir posturas que adquirimos porque passámos demasiadas horas sentados em frente a um ecrã, porque continuamos a estar demasiadas horas inclinados sobre os telemóveis ou porque executamos movimentos repetidos. ⁣

⁣

👉🏼 A Reeducação Postural Global poderá ser indicada para dores lombares, dorsais, cervicais, lesões por esforço repetitivo (LER), desvio de coluna, dores nos pés e mãos, hérnias discais, torcicolos, entre outras.⁣




⁣[TESTEMUNHO] Rotura completa do LCA


Pedro Amaro Correia é jogador de Corfebol e num dos seus treinos sofreu uma Rotura completa do LCA do joelho esquerdo, tendo sido submetido a cirurgia no passado dia 7 de Dezembro.


👉No GFD realizou mobilização da rótula e do joelho, Libertação miofascial, eletroestimulação, exercícios com o fisiologista [Fortalecimento, mobilidade e estabilidade] e drenagem linfática.


💙 A evolução tem sido muito boa , já com melhor flexão e extensão, e se se mantiver a evoluir assim, daqui a dois meses poderá iniciar a corrida.



[NOTÌCIA] O David está de volta!


Foi em Julho do ano passado, que acordámos um dia, com a notícia de que o David Maia havia sofrido um terrível acidente, mas 7 meses depois, estamos muito felizes por podermos partilhar esta boa notícia


Ponham som e ouçam-no a contar. 💪💙 e já sabem que podem voltar a marcar as vossas avaliações, tratamentos, RPGs, ondas de choque , já a partir de segunda feira!

206 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo