top of page
  • Foto do escritorGFD

3ª edição do Consultório em Direto

Os temas da 3ª edição foram: a fascite plantar, a dorsalgia, a periostite tibial, vulgarmente conhecida por canelite e a pubalgia.


Nesta 3ª edição do Consultório em Direto, contámos a história da Maria, que veio ter connosco com o diagnóstico de uma fascite plantar e para isso apresentámos alguns exercícios importantes para realizar em casa, que podem visualizar a partir do minuto 10.


O André, que nos contactou pelo Facebook, o segundo caso desta noite, está em casa há dois meses em tele-trabalho e começou a desenvolver uma dor dorsal. Depois de partilhar connosco algumas imagens do seu computador e mesa de trabalho, recomendámos-lhe alguns exercícios e algumas alterações posturais enquanto estivesse a trabalhar. Recomendámos exercícios de auto massagem e exercícios de mobilidade, que poderão visualizar a partir do minuto 20.


O terceiro caso é o da Teresa que corre e que tem aquilo que vulgarmente se chama de canelite: periostite tibial. Para saber mais sobre este caso, vejam o vídeo a partir do minuto 22. A periostite tibial é uma lesão típica da corrida, mas é muito importante que percebamos porque razão é que ela acontece. Apresentámos soluções fundamentais de fortalecimento e de libertação miofascial. É muito importante intervir a tempo e nunca deixar que a mesma desenvolva para uma fratura de stress.


O 4º caso pertence a um jogador de squash. O Francisco contactou-nos; está há dois meses sem jogar e desenvolveu uma pubalgia, uma dor no púbis. Nesta lesão é fundamental identificarmos as causas para a conseguirmos tratar e depois de fazermos algumas perguntas contou-nos que tem uma perna maior do que a outra. Esta poderá ser uma das razões para a dor que sente: esta disfunção articular pode ser a causadora do problema inflamatório.


Para diagnosticar uma pubalgia é importante realizarmos alguns testes de despiste, que poderão visualizar a partir do minuto 35.

Realizámos também um exercício para avaliar a mobilidade da anca e apresentámos exercícios para promover essa mobilidade da anca. Os partir do minuto 43 - Os exercícios de mobilidade estão disponíveis a partir do minutos 43 e deverão ser realizados 3 séries de 2 minutos cada.



Mais exercícios para a mobilidade da anca estão também disponíveis no Facebook do GFD Running




Estaremos de volta, em direto no Facebook e no Instagram na próxima 4ª feira, às 21.30 num outro formato.

Obrigado por terem estado connosco.



84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page